Aproveite o fim de semana!!!

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

O Rio de Janeiro é uma cidade maravilhosa... Não deixe de aproveitar tudo que ela pode nos oferecer... Viver no Rio é bom demais!!!

Olha que linda a homenagem que o Shopping Rio Sul fez...


Read more...

Novo sorriso japonês...

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

A nova tendência oriental é o sorriso de LED... já virou febre entre os jovens que utilizam o invento, pelas noites, em grandes grupos. Uma pequena lâmpada de LED é colocada na boca para colorir os dentes. A lâmpada é facilmente fixada e as cores podem ser trocadas via wi-fi pelo computador (quanta modernidade!).

O objeto foi desenvolvido por dois designers japoneses durante a criação da coleção de uma loja de roupas. Os inventores chamam a novidade de "festa na sua boca"!!!

Pena não vender no Brasil, seria uma boa ideia para o carnaval!!! :)


Read more...

Escovando os dentes com Doki

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Read more...

Você sabia?

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Os alimentos e as bebidas ácidas são os maiores inimigos da saúde bucal. Eles causam a erosão ácida, enfraquecendo a superfície dos dentes, tornando-os mais sensíveis e aumentando o desgaste da superfície dental por causa da abrasão que provocam, principalmente durante a escovação. Sucos cítricos e refrigerantes (lights e diets) são os principais exemplos. Evite escovar os dentes imediatamente após o consumo de alimentos ou bebidas ácidas, porque é nesta fase que o esmalte encontra-se mais vulnerável.

Read more...

Reflexão

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Uma árvore começa sua estruturação pelas raízes, construindo uma base forte e segura para sustentar o que será desenvolvido nas etapas seguintes - tronco, galhos, folhas, flores e frutos.

Será que todos nós entendemos que oferecer atenção e cuidado necessários na fase de preparação de qualquer estrutura que desejamos construir - pode ser um negócio, um relacionamento afetivo, ou qualquer outra área da vida - desde o início, pode determinar como serão os resultados dessa construção?

Se ignorarmos a etapa inicial de estruturação da base - dos alicerces da construção - será que o resultado, por melhor que achamos que seja, irá se sustentar? Ou o processo é semelhante ao de uma árvore que pode tombar, caso sua copa cresça além do que suas raízes e tronco possam suportar?

Pense nesta lógica:
Nossos resultados são proporcionais à estrutura que construímos para sustentá-los.

Read more...

Dia de RISARADA!!!

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Vamos comemorar o "Dia do Riso" com muita RISARADA!!!




Read more...

Vamos ajudar!!!

sábado, 15 de janeiro de 2011

O Centro Odontológico da Tijuca está muito triste com os acontecimentos na Região Serrana do Rio de Janeiro... Para confortar, tantas pessoas atingidas pela tragédia, estamos fazendo um apelo aos nossos pacientes, amigos, parceiros e leitores do blog. Vamos ajudar os desabrigados e levar um pouco do nosso carinho neste momento tão difícil?

O COT esta recebendo doações para encaminhar aos desabrigados de Teresópolis, Petrópolis, Nova Friburgo e outras áreas afetadas.

Sugestões para doação:

- Alimentos não perecíveis/ Água mineral.
- Pás/ inchadas/ vassouras/ rodos / baldes/ sacos de lixo.
- Pratos/ copos/ talheres/ brinquedos/ cadeiras e mesas de plástico.
- Velas/ fósforos/ lanternas com pilhas/ guarda-chuvas.
- Mamadeiras/ chupetas/ papel higiênico/ roupas íntimas.
- Analgésicos/ algodão / água oxigenada/ ataduras/ gaze/ álcool gel.
- Cicatrizantes/ antissépticos/ produtos de higiene pessoal.

Coleta: Padre Elias Gorayeb 20 A. Tijuca.
Informações: (21) 2570-6047.

Estaremos recebendo doações até quarta-feira (19/01/11).

Read more...

Cuide dos dentinhos criançada!!!

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Read more...

Piadinhas de dentista...

terça-feira, 11 de janeiro de 2011


Qual é o time do dentista?

Fluorminense.

Por que o dentista foi a manicure?
Porque saiu o "esmalte do dente".

Por que o dentista se sente solitário?
Porque não tem nenhum "corega".

Por que o dentista não tem telefone fixo?
Ele prefere "SanFill".

Read more...

Ser feliz...

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Read more...

Compartilhando Sorrisos - Márcia Gonçalves

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Nome:
Márcia Gonçalves.

Profissão:
Gerente Geral.

Quanto tempo no COT?
7 anos.

Qual a pessoa mais divertida da equipe COT?
Mônica. Ela é muito espontânea.

Por que o COT é um lugar diferente?
Porque é o COT!!!

O que te faz feliz?
Ser amada verdadeiramente por algumas pessoas especiais.

Read more...

Odontopediatria

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

A Odontopediatria é a especialidade odontológica aplicada à crianças, que tem como objetivo, a prevenção e educação de seus pacientes e responsáveis.

Prevenir significa manter o desenvolvimento da criança em estado de normalidade, evitando desvios e transtornos na integridade do dente e da oclusão; e educar significa instruir para a conservação da saúde bucal.

A criança apresenta vinte dentes decíduos (ou de leite) que começam a irromper por volta dos seis meses de vida e se completa em torno dos três anos de idade. Os dentes decíduos possuem grande importânica para o desenvolvimento da criança, pois são responsáveis por: manter espaço para o nascimento do dente permanente; desenvolvimento da oclusão, da fala e mastigação, além de prevenir hábitos viciosos. Quando a criança perde precocemente o dente decíduo, por cárie ou trauma, é necessário o uso de aparelhos mantenedores de espaço para que o seu desenvolvimento seja correto.

Por volta dos seis anos de idade começa a troca de dentes com a erupção dos dentes permanentes. Nesta fase algumas alterações podem estar presentes, por isso é importante estar atento para que qualquer alteração seja corrigida o mais precocemente possível.

A primeira consulta ao odontopediatra deve ser logo após o nascimento da criança, assim os responsáveis serão orientados quanto à higienização, controle da dieta, uso de chupeta ou mamadeira. Nesta fase é importante ressaltar que, mesmo a criança não possuindo dentes, deve ser feita a limpeza da cavidade oral.

Portanto, prevenir é adotar e colocar em prática um conjunto de conhecimentos, medidas e atitudes o mais cedo possível.

Dra. Márcia Ribeiro – CRO-RJ 23688
Graduada em Odontologia
Dentista do Trabalho
Diretora do COT – Centro Odontológico da Tijuca

Read more...

Sorriso na bolsa!!!

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Mulher adora todos os tipos de bolsas, para levar seus "milhares" de objetos pessoais, não é verdade???

Olha que divertida esta necessaire que encontramos e pode ser comprada clicando aqui. Ela é super adequada para levar seus objetos de saúde bucal!!!


Read more...

Implantes Dentários

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Se você perdeu um ou mais dentes ou se o seu dentista, após exame meticuloso, previu que você terá, inevitavelmente, que sofrer uma ou mais extrações dentárias, e você gostaria de restaurar a sua condição, para mastigar, falar e sorrir com naturalidade e confiança, então os implantes dentários PODERÃO ser indicados.

Os avanços tecnológicos em materiais dentários e novas técnicas têm ampliado as possibilidades de sucesso dos implantes, capacitando muitos pacientes a gozarem de conforto e confiança em sua saúde oral. Supondo que você não tenha ainda sido informado sobre o que é um implante osseointegrado, apresentaremos a seguir algumas informações preliminares para sua orientação.

Os implantes dentários são substitutos artificiais das raízes dos dentes naturais perdidos. São pequenas ancoragens com a forma de parafusos de titâneo colocadas dentro do osso.

Sendo substitutos de raízes de dentes naturais que foram perdidos, os implantes passam a funcionar como suportes fixos para dentes artificiais, tanto para substituir um dente individualmente, quanto para suportar pontes fixas ou dentaduras, no caso de perda total dos dentes.

Por outro lado, como nem todas as regiões do maxilar e da mandíbula podem receber implantes, devido à consistência óssea ou aos aspectos anatômicos próprios de cada região, nos casos de pacientes com várias perdas ou mesmo com perda total dos dentes, são usados implantes em pontos adequados, os quais permitirão a fixação de uma ponte ou dentadura de forma fixa, estável e confortável.

Isto significa que qualquer pessoa que tenha perdido seus dentes pode resolver seu problema com implantes? Não, nem sempre. O candidato deve gozar de boa saúde geral e bucal, possuir osso adequado no maxilar e na mandíbula para suportar os implantes. Igualmente importante é que esteja consciente da necessidade de manter constantemente boa higiene dental e manter com o seu dentista uma obrigatoriedade de visitas periódicas.

O planejamento para colocação de implantes involve uma revisão da história médica e dental do paciente, um exame clínico completo dos tecidos bucais, da conformação anatômica e da consistência do osso de suporte dos maxilares através de diferentes técnicas radiográficas. Deve ser estudada também a forma como os dentes deverão articular-se através de modelos de gesso. Após um estudo completo, o dentista estará apto a discutir com o candidato os benefícios e os riscos, além da possibilidade de tratamentos alternativos e/ou complementares que possam criar condições para instalação dos implantes.

Os implantes dentários podem suportar a instalação de dentes artificiais de maneira semelhante às raízes dos dentes naturais. Em alguns casos, na perda de um ou poucos dentes, não é necessário desgastar os dentes vizinhos ao espaço protético que seriam os apoios de próteses fixas convencionais. Oferecem uma alternativa para dentaduras que descolam, causam dor e desconforto, permitindo melhor mastigação dos alimentos e maior confiança no falar e no sorrir.

Os implantes dentários requerem um investimento econômico financeiro maior que uma ponte fixa ou uma dentadura convencional. Requerem, também, um período de tratamento aproximado de seis a doze meses até que seja finalizado. Como qualquer procedimento cirúrgico, os implantes envolvem um risco de infecção. Em alguns casos, aos pacientes portadores de dentaduras e pontes removíveis extensas será recomendado deixar de usá-las por um período aproximado de dez dias.

ATENÇÃO :

- Os cuidados de higiene são fundamentais para o sucesso dos implantes, a falta desses cuidados pode levar a perda do implante.

- O controle da placa bacteriana é muito importante, pois os tecidos que protegem os implantes, na falta de uma boa higiene e conseqüente aumento da placa bacteriana, podem sofrer infecções fazendo com que os tecidos gengivais aumentem de volume, apresentem sangramento e em estados mais avançados os tecidos ósseos podem ser afetados provocando a perda do implante.

- A escovação correta e o uso do fio dental, da mesma forma que são importantes para prevenção de cáries nos dentes naturais, são de suma importância para manter os tecidos de sustentação saudáveis e consequentemente manter a estabilidade dos implantes.

- Visitas períódicas ao seu dentista são fundamentais para que sejam feitas avaliações de rotina, profilaxias mais completas e controle da placa bacteriana.

Read more...

Dentistas

  • Competência técnica
  • Competência humana
  • Atendimento personalizado

Home Care

  • Rapidez
  • Segurança
  • Comodidade

Equipe Auxiliar

  • Atendimento único
  • Atenção aos detalhes
  • Comprometidas com o cliente

Odontologia do Trabalho

  • Dra. Márcia Ribeiro
  • CRO-RJ 23688
  • Dentista do trabalho