Se você perdeu um ou mais dentes ou se o seu dentista, após exame meticuloso, previu que você terá, inevitavelmente, que sofrer uma ou mais extrações dentárias, e você gostaria de restaurar a sua condição, para mastigar, falar e sorrir com naturalidade e confiança, então os implantes dentários PODERÃO ser indicados.
Os avanços tecnológicos em materiais dentários e novas técnicas têm ampliado as possibilidades de sucesso dos implantes, capacitando muitos pacientes a gozarem de conforto e confiança em sua saúde oral. Supondo que você não tenha ainda sido informado sobre o que é um implante osseointegrado, apresentaremos a seguir algumas informações preliminares para sua orientação.
Os implantes dentários são substitutos artificiais das raízes dos dentes naturais perdidos. São pequenas ancoragens com a forma de parafusos de titâneo colocadas dentro do osso.
Sendo substitutos de raízes de dentes naturais que foram perdidos, os implantes passam a funcionar como suportes fixos para dentes artificiais, tanto para substituir um dente individualmente, quanto para suportar pontes fixas ou dentaduras, no caso de perda total dos dentes.
Por outro lado, como nem todas as regiões do maxilar e da mandíbula podem receber implantes, devido à consistência óssea ou aos aspectos anatômicos próprios de cada região, nos casos de pacientes com várias perdas ou mesmo com perda total dos dentes, são usados implantes em pontos adequados, os quais permitirão a fixação de uma ponte ou dentadura de forma fixa, estável e confortável.
Isto significa que qualquer pessoa que tenha perdido seus dentes pode resolver seu problema com implantes? Não, nem sempre. O candidato deve gozar de boa saúde geral e bucal, possuir osso adequado no maxilar e na mandíbula para suportar os implantes. Igualmente importante é que esteja consciente da necessidade de manter constantemente boa higiene dental e manter com o seu dentista uma obrigatoriedade de visitas periódicas.
O planejamento para colocação de implantes involve uma revisão da história médica e dental do paciente, um exame clínico completo dos tecidos bucais, da conformação anatômica e da consistência do osso de suporte dos maxilares através de diferentes técnicas radiográficas. Deve ser estudada também a forma como os dentes deverão articular-se através de modelos de gesso. Após um estudo completo, o dentista estará apto a discutir com o candidato os benefícios e os riscos, além da possibilidade de tratamentos alternativos e/ou complementares que possam criar condições para instalação dos implantes.
Os implantes dentários podem suportar a instalação de dentes artificiais de maneira semelhante às raízes dos dentes naturais. Em alguns casos, na perda de um ou poucos dentes, não é necessário desgastar os dentes vizinhos ao espaço protético que seriam os apoios de próteses fixas convencionais. Oferecem uma alternativa para dentaduras que descolam, causam dor e desconforto, permitindo melhor mastigação dos alimentos e maior confiança no falar e no sorrir.
Os implantes dentários requerem um investimento econômico financeiro maior que uma ponte fixa ou uma dentadura convencional. Requerem, também, um período de tratamento aproximado de seis a doze meses até que seja finalizado. Como qualquer procedimento cirúrgico, os implantes envolvem um risco de infecção. Em alguns casos, aos pacientes portadores de dentaduras e pontes removíveis extensas será recomendado deixar de usá-las por um período aproximado de dez dias.
ATENÇÃO :
- Os cuidados de higiene são fundamentais para o sucesso dos implantes, a falta desses cuidados pode levar a perda do implante.
- O controle da placa bacteriana é muito importante, pois os tecidos que protegem os implantes, na falta de uma boa higiene e conseqüente aumento da placa bacteriana, podem sofrer infecções fazendo com que os tecidos gengivais aumentem de volume, apresentem sangramento e em estados mais avançados os tecidos ósseos podem ser afetados provocando a perda do implante.
- A escovação correta e o uso do fio dental, da mesma forma que são importantes para prevenção de cáries nos dentes naturais, são de suma importância para manter os tecidos de sustentação saudáveis e consequentemente manter a estabilidade dos implantes.
- Visitas períódicas ao seu dentista são fundamentais para que sejam feitas avaliações de rotina, profilaxias mais completas e controle da placa bacteriana.
Read more...