Estresse e Bruxismo
segunda-feira, 13 de setembro de 2010
Pesquisadores alemães estudaram um pequeno grupo de pacientes para ver se o bruxismo durante o sono – o hábito de ranger os dentes durante a noite – estava relacionado com estresse.
Um total de 69 pessoas, incluindo 48 que tinham bruxismo, foram avaliadas com um questionário para verificar-se se elas relatavam problemas diários, problemas no trabalho, fadiga ou problemas físicos.
Cada participante tinha entre 20 e 40 anos de idade e um parceiro de sono que relatou ter ouvido sons de bruxismo durante a noite nos últimos seis meses. Os participantes também relataram um ou mais sintomas de bruxismo antes do estudo, incluindo fadiga muscular ou dor ao acordar, desgaste anormal dos dentes ou pontos brilhantes nas restaurações e músculos mandibulares aumentados.
Os pesquisadores também mediram o bruxismo dos participantes durante a noite por cinco dias consecutivos, usando finas placas especiais colocadas na boca durante a noite para registrar os padrões de bruxismo.
Os pesquisadores concluíram que os participantes com alta atividade de bruxismo durante o sono tendem a se sentir mais estressados no trabalho e na vida diária e, de acordo com o questionário, parecem lidar com o estresse de maneira negativa. O bruxismo é um problema dental perigoso que pode não apenas desgastar os dentes, mas também torná-los mais sensíveis ou mesmo fraturá-los. Além das superfícies dentais desgastadas, os sintomas podem incluir:
• Dores de cabeça tensionais: podendo atingir rosto, pescoço e ouvido.
• Dor da articulação da mandíbula.
• Dor e o desgaste dos dentes.
• Traumas repetidos e inflamação da gengiva, entre outros.
É possível diagnosticar o bruxismo e lhe sugerir o melhor tratamento para proteger seus dentes enquanto dorme. Entre em contato conosco e agende uma visita: (21) 2570-6047.
Fonte: ADA - Associação Dental Americana.
0 comentários:
Dúvidas, críticas, sugestões? Poste aqui!